ÁGUA

CARBONO

AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA

A Pegada Hídrica é uma forma de avaliar os potenciais impactos ambientais relacionados com o uso da água.

A Norma ISO 14046 fornece diretrizes para avaliar o uso de água em produtos, processos e organizações, bem como o impacto ambiental durante o ciclo de vida, buscando a melhoria na gestão da água.
Através da Pegada Hídrica calculam-se os volumes de água utilizados em cada etapa da cadeia de valor de determinado produto.

Após os cálculos é realizada uma minuciosa análise local das condições da bacia hidrográfica que fornece água para o processo analisado. Assim, verifica-se o impacto de determinada atividade sobre os recursos hídricos utilizados, e buscam-se soluções e melhoria de eficiência.

A partir desta percepção é possível otimizar investimentos em redução no consumo de água, bem como desenvolver estratégias de comunicação com stakeholders (partes envolvidas), para uma Gestão Estratégica de uso da água, principalmente em áreas de conflitos por usos multiplos devido à escassez e stress hídrico.

Quais são os benefícios da ISO 14046?

- Avaliar e prevenir os riscos futuros relacionados ao uso de água.

- Identificar formas de reduzir os impactos ambientais de seu uso de água.

- Melhorar a eficiência em produtos, processos e níveis organizacionais

- Compartilhar conhecimento e melhores práticas com a indústria, governo e partes interessadas.

- Atender expectativas de clientes interessados nas iniciativas de sustentabilidade

O CDP (Carbon Disclosure Project - www.cdp.net) é uma instituição internacional que visa estabelecer uma comunicação entre investidores e empresas.

A aplicação do questionário anual CDP Water em uma empresa, acaba por embasar uma série de ações voltadas para a Gestão de Recursos Hídricos. À partir das informações prestadas pelas companhias, a instituição CDP elabora um relatório anual, ranqueando as empresas e divulga para que consumidores e investidores tenham acesso à situação organizacional frente ao uso da água.

Todos os questionários aplicados pelo CDP possuem foco na análise de Riscos e Oportunidades considerados pela alta direção corporativa.
Uma boa pontuação no CDP Water trás ganhos de confiança ao investidor pois indica que a companhia tem informações claras e transparentes. Além disso, o questionário colabora para que a empresa estruture uma estratégia sólida para lidar com a escassez e conflitos pelo uso da água.

Baseado na ferramenta de gestão internacional Ceres Aqua Gauge, a H2O Company desenvolveu uma metodologia que se aplica às características de cada empresa para elaboração do Diagnóstico de Gestão Estratégica da Companhia.

Esta ferramenta traz uma série de inovações que permeiam a Gestão Corporativa da Água no século XXI. Dentre estes, destaca a necessidade de uma governança robusta, sistemas de gestão, política e padrões de desempenho, associados às intervenções técnicas e operacionais.

Fazemos uma avaliação completa que permite à empresa identificar quais são os focos prioritários de atuação para a melhor gestão no uso da água. Desta forma, os investimentos para redução no consumo podem ser aplicados de maneira mais eficiente e eficaz.

Fazemos projetos executivos para sistemas de aproveitamento de água de chuva para usos não potáveis.

Com a escassez hídrica o uso de água de chuva tornou-se uma iniciativa de sustentabilidade aplicada principalmente nos grandes centros urbanos.

Além de reduzir a demanda por água tratada, a captação de água de chuva também colabora com a redução das enchentes por reter parte da água durante chuvas fortes.

Atuamos em projetos industriais, condomínios, escolas e hospitais.